Pages

Saturday, January 29, 2011

Etiqueta contemporânea

Bom dia meninas!!! Bom, hoje começa um novo tipo de post aqui no blog que é para falar de etiqueta. Não, não é a etiqueta de roupa não... hahahaha é sobre etiqueta - comportamento. Por que falar disso?? Porque é um assunto que me interessa muito e que eu acho suuuper importante e resolvi compartilhar aqui com vocês. Minha mãe sempre gostou do assunto e acho que já fez até aula de etiqueta e ela sempre me falou que toda mulher tem que saber sobre etiqueta, então ela sempre compra livros sobre isso. Daí esses dias eu fui ler o livro "Alô, chics!" da Glória Kalil e achei tão interessante que gostei da idéia de mostrar aqui para vocês, espero que seja útil!

Como estou numa fase "prepativos da formatura" li a parte de "Assunto de Festa", alguns tópicos e eu vou fazer um breve resumo para vocês:

  • Dress-code: ainda existe?
"O dress-code é uma indicação preciosa sobre o tom do evento para o qual estamos sendo convidados."
"Convites sem essa informação deixam as pessoas na insegurança e na boca do erro. Nada pior do que estar vestido demais ou de menos em qualquer ocasião."
Os códigos de roupa mais comuns ainda são:

1. "Traje esporte: significa uma roupa descomplicada: as mulheres podem esquecer o salto alto e ir de vestido leve ou calça com camiseta e blusinha; e os homens, de camisa e calça esportiva. Para os dois, vale um jeans que não seja estropiado. O simples fato de o convite ser impresso, porém, revela um grauzinho de formalidade. Não é para aparecer de bermuda e chinelo como se estivessem indo num churrasco na casa do cunhado."



2." Esporte fino ou traje passeio - o grau de formalidade subiu: não há necessidade de gravata, mas o jeans deve ser substituído por um calça de brim ou gabardine. Em alguns casos é a hora do blazer sobre camisa, sem gravata. As mulheres devem usar uma sandália de salto, um vestido mais caprichado."





3. "Traje social - ou social completo ou passeio completo: é terno e gravata para os homens (terno claro para o dia e escuro para a noite) e vestido de tecidos mais nobres para as mulheres (as sedas, as musselinas, os georgettes, os bordados)."




4. "E por fim, black-tie - ou traje a rigor: aí é o smoking para os homens e vestidos de baile para as mulheres":




Referência: Alô, chics! Glória Kalil.

Bom, esse foi o primeiro post, espero que vocês gostem desse tipo de assunto. Para quem gosta, recomendo muito os livros da Glória. Beijos!!

0 comments:

Post a Comment

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...