Pages

Thursday, February 24, 2011

Coco Chanel, Yves Saint-.... quem!???

Bom dia meninas! Outro dia estava lendo o livro "O essencial - o que você precisa saber para viver com mais estilo" da Costanza Pascolato. Ela dedica uma parte do livro para falar sobre os artistas de roupas que ela considera os mais admiráveis. Selecionei 3 deles para transcrever aqui para vocês:

Coco Chanel (1883-1971):


      
"Coco Chanel soube sintetizar, em seus tailleurs e "pretinhos", a maneira básica de vestir a mulher no século 20. O tailleur nada mais é do que o costume masculino traduzido para o feminino.
        Começou trabalhando numa loja de chapéus, que ela mesma fazia, numa pequena cidade do interior da França. Em Paris, tornou-se personagem famosa, inventando roupas originais, a partir da década de 20. Livrou a mulher do uso dos espartilhos, introduziu o jérsei como tecido para a moda (antes só era usado para peças de baixo ou lingerie). Lançou cardigãs e twinsets e introduziu calças compridas para mulheres, baseadas nas que eram usadas pelos marinheiros.
        Suas cores favoritas eram o cinza e o marinho, e tornou o bege uma cor de moda. No final, anos 60, foi lenda viva. Karl Lagerfeld, como designer diretor da Maison Chanel de 83 até nossos dias, exacerbou, diluiu e justapôs imagens e símbolos "chanelescos" a imagens do cotidiano.
         A marca Chanel ainda vive do nome da sua criadora, que recorda uma maneira de vestir inovadora e uma forma de estilo mítica." Costanza Pascolato


Perfeito!

Perfeita!
Lindo!
Ehhhhh!!! Esse eu tenho! É simplesmente delicioso!!! Amo e espero que dure a vida inteira!! hahaha


Yves Saint-Laurent:



"Foi o sucessor de Christian Dior, outro mito parisiense, na Maison de Alta Costura Christian Dior, em 58 - depois da morte do titular. Foi uma coleção controvertida. Não era o que o público esperava, mas, com o tempo, ficou claro que St. Laurent criava para uma nova mulher, mais moderna, já em sintonia com a revolução jovem dos anos 60.
Argelino criado em Paris, nascido em 1936, St. Laurent redesenhou a street fashion, ou moda "democrática", mais apropriada para aqueles tempos inovadores do que indicava a alta costura tradicional - então fora de sintonia com a época.
Em 61 fundou sua própria mansion, onde começou a desenhar clássicos que permaneceram na história da moda do século 20. Grande admirador de Chanel, seguiu a mesma fórmula - com seu próprio estilo. Em 66, abriu cadeias de lojas, a Saint-Laurent Rive Gauche, em Paris.
A linguagem era nova, o chique inigualável e os preços moderados. O sonho parecia realizado. Fui adepta fervorosa dos seus terninhos e smokings, das blusas de chifom transparente e também das japonas de origem operária, das copiadíssimas botas urbanas, de cano alto, e de centenas de outras coisas que continuam a ser refeitas por outros designers até hoje.
Eu era feliz, discretamente moderna, porque St. Laurent era sóbrio mesmo em suas ideías de vanguarda - e achava que a mulher tem de estar bonita e elegante, mas nunca fazer de si um espetáculo." Costanza Pascolato.







Prada:



"Se tornou uma das marcas-mania dos últimos tempos, com uma origem bem diferente dos outros designers. Em 78, Miuccia Prada (neta do fundador da marca - um fabricante de malas e bolsas desde 1913) começou a criar bolsas de náilon e acessórios originais e de vanguarda. Inovou e fez sucesso.
Em 88, Miuccia iniciou a linha de prêt-à-porter. Sua roupa é a reinterpretação dos vários clássicos desse século, cum uma visão peculiar e novas proporções. Ainda hoje os acessórios vendem mais do que a roupa, mas esta tem se tornado cada vez mais influente.
Miuccia Prada di que sua marca de roupa representa o novo luxo, sóbrio e inovador como suas roupas, ousado como seus sapatos. Chocam à primeira vista, mas depois são imitados mundialmente. Esta é a chave do estilo contemporâneo.
Ela não revela data nem lugar exato do seu nascimento, mas sabe-se que nasceu na Itália, por volta de 1950." Costanza Pascolato.







Referência: "O essencial - o que você precisa saber para viver com mais estilo" da Costanza Pascolato.

Bom, se vocês, assim como eu, não sabiam nada sobre os famosos da moda, vale a pena dar uma lida! Espero que gostem.

0 comments:

Post a Comment

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...